segunda-feira, 2 de maio de 2016

Apresentação Yoshi

E aí, planeta! Como é de se esperar de uma apresentação, eu vou começar falando de mim e pah. Sou carioca, criada em Minas, morei mais uns 6 anos no interior de São Paulo e agora estou experimentando morar no Paraná, no litoral do Paraná, com o maldito inverno do Paraná. Estou cursando Agroecologia na UFPR.

Criei esse espaço para poder publicar sobre experiências, vivências, minha opinião pessoal a respeito de atualidades ou assuntos diversos, para trocar informações a respeito de músicas, teorias, indicar filmes, séries, documentários e etc, sem ficar lotando minhas redes sociais. Falar que eu criei esse espaço chega a ser desonesto. Quem criou ele, na realidade, foi a minha irmã (gêmea), já que eu não manjo absolutamente NADA do assunto. Já tentei. Ficou horrível.

O que é Agroecologia?


Na realidade, é difícil falar sobre a Agroecologia resumidamente. É um estilo de vida, disciplina científica, movimento social, forma de manejar a agricultura de forma que minimize o impacto ao meio ambiente. É desconstrução de conceito, aprendizagem, espiritualidade, ancestralidade, cultura. É também política.
Mas, para seguir uma explicação menos 'apaixonada', segue a definição do Wikipédia:
agroecologia refere-se ao estudo da agricultura desde uma perspectiva ecológica. Tem como unidades básicas de análise os ecossistemas agrícolas, abordando os processos agrícolas de maneira ampla, não só visando maximizar a produção mas também otimizar o agroecossistema total - incluindo seus componentes socioculturais, econômicos, técnicos e ecológicos. Atualmente, o termo agroecologia pode ser entendido como uma disciplina científica, como uma prática agrícola ou como um movimento social e político. Nesse sentido, a agroecologia não existe isoladamente, mas é uma ciência integradora que agrega conhecimentos de outras ciências, além de agregar também saberes populares e tradicionais provenientes das experiências de agricultores familiares de comunidades indígenas e camponesasPortanto, a base de conhecimento da agroecologia se constitui mediante a sistematização e consolidação de saberes e práticas (empíricos tradicionais ou científicos), visando à agricultura ambientalmente sustentável, economicamente eficiente e socialmente justa.


Se você entende o que é bater contra o sistema, também pode perceber que a agroecologia faz isso com louvor. Não usar venenos nem agrotóxicos, respeitar ensinamentos ancestrais, tentar minimizar o máximo possível o impacto do desenvolvimento humano ao meio ambiente, plantas medicinais, o respeito à todos os seres vivos, entre outros ramos da agroecologia, batem de frente com os interesses de várias indústrias nacionais e internacionais. É nadar contra a corrente.

A agroecologia é antiga, milenar. Ela existe desde que o ser humano aprendeu a plantar. Obviamente ela não tinha essa denominação de "agroecologia", mas já era praticada. Só que como disciplina, ela é bem recente.


Espero que ao longo do tempo eu consiga postar sobre as experiências individuais e coletivas que terei durante o curso e no decorrer da vida. Meu objetivo não é focar o blog inteiro na agroecologia. Mas, como é o que eu estou cursando e tentando ao máximo viver, provavelmente vai ser muito comentado.
E caso alguém queira fazer alguma pergunta, fique a vontade.

Até a próxima.

5 comentários: