segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Impor ou Expor?

    Olá, galerinha doida.
    O tema deste post é sobre a diferença entre expor e impor a sua opinião. Muitas pessoas acham que sabem a diferença, mas a cada dia que passa percebo, principalmente através das redes sociais, que seus conceitos podem estar um pouco errados. Então, segue o flow:

    Se você tem uma opinião, independente sobre o que seja (religião, futebol, marca de cerveja, política, bolacha ou biscoito, etc), você tem todo o direito de expressá-la. Mas até onde você realmente está apenas querendo expor a sua opinião sem querer impor ela para as outras pessoas?




    Em toda roda de conversa onde haja pessoas diferentes, ou seja, toda roda de conversa, haverá discordância de opiniões. Discutir a respeito e apontar as suas razões, é normal (lembrando que discussão não quer dizer briga). Mas na maioria das vezes que há essa discordância, acaba saindo briga. E sabe o motivo? Imposição.
    Quando você está numa discussão ideológica com alguém e essa pessoa começa a ser grossa ao invés de apresentar argumentos, começa a falar alto ao invés de manter o nível em uma conversa, começa a te ofender, a revirar os olhos, a ser infantil, estúpido e a te tratar mal, mesmo que essa pessoa esteja "certa" (quem sou eu para dizer o que é verdade, não é?!), você não vai conseguir enxergar isso. Quem vai escutar uma pessoa estúpida? Quem entende na base do grito? 

    O quadro ainda pode piorar: você pode perder a paciência e entrar nessa dança louca e feia de ser assistida. Se você não sair logo dessa discussão, provavelmente você perde a paciência (é horrível lidar com pessoas grossas). 




    As vezes nós, pessoas comuns, nos irritamos por outras pessoas não conseguirem entender algo que pra você é tão óbvio. Mas, como eu já disse no post Nômadeando, cada pessoa possui uma realidade diferente. Eu tenho uma irmã gêmea, fomos criadas da mesma maneira e isso não impediu que fôssemos completamente diferente uma da outra. Imagina alguém que veio de outra família? De outra cidade? De outro estado ou país? 
    Se você quiser tanto assim discutir ideologia, tem que ser com calma e cumplicidade. Você não pode querer que alguém te ouça se você também não ouvir ela. E tem que ter tato também. As vezes, algumas "verdades" machucam e desestrutura crenças de anos, as vezes até de gerações.



    Bom, galera. É isso. Em uma próxima oportunidade gostaria de falar um pouco sobre discussão com crianças. Haha. Mas ainda não sei se o fato de eu não ser mãe ainda me dá esse direito. 
    Espero que tenham gostado! Deixem comentários. <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário